2. Jornada, Evolução, Status e Habilidades
Dom Fev 17, 2019 1:33 pm
Jornada, Evolucao, Status e Habilidades
Jornada
Sua Jornada é a sua história dentro do RPG Hirídia. Apesar de não se desconectar da trama principal, cada jornada é única e pode seguir seus caminhos. É nela em que o personagem tem a chance de desenvolver sua história e evoluir no RPG. Existem três tipos principais de posts em uma jornada: as missões, os treinamentos e os roleplays.
As Missões são o principal meio de evolução no RPG. É através delas que o personagem adquire níveis que dão bônus como pontos de habilidade e pontos de status. Cada missão completa garante 1 nível de personagem. As classes são divididas em três níveis. Guerreiro e Mago são exemplos de Classes C e elas variam do nível 1 ao 10. Espadachim e Bruxo são exemplos de Classes B e elas variam do nível 11 ao 20. Samurai e Arquimago são exemplos de Classes A e elas variam do nível 21 ao 30. Dependendo do nível da Classe as missões variam.
- Missões de Classe C:
As Missões de Classe C são as mais simples. Por estar em níveis consideravelmente baixos, as tramas e os desafios não precisam ser muito elaboradas. Pode ser uma missão de apenas um post com 700 palavras. Apesar de não precisar de um narrador ativo e o jogador poder ditar o caminho da missão, um avaliador será responsável por validar ou não a missão e seus respectivos bônus.
Os critérios de avaliação são o número de palavras, a qualidade do texto, a qualidade da trama e o senso de realidade. Vale dizer que uma missão de Classe C que resulte num grande ato heróico, como salvar o Continente de Hirídia de uma grande ameaça tem grandes chances de ser invalidada.
As Missões de Classe C podem receber as seguintes avaliações:
Inválida - Caso a Missão seja invalidada, o jogador não receberá o seu nível e nenhum bônus.
Válida - Caso a Missão seja validada, o jogador receberá 1 nível e 200 moedas de ouro.
Válida com Méritos - Caso a Missão receba méritos, o jogador receberá 2 de nível e 500 moedas de ouro. Conseguir méritos numa missão depende de fatores como uma escrita altamente polida e uma trama muito bem desenvolvida. É algo raro de se conseguir numa missão Classe C.
- Missões de Classe B:
As Missões de Classe B são um pouco mais complexas que as de Classe C, mas ainda assim não são de difícil resolução. Diferentemente das anteriores, para uma Missão de Classe B, o jogador deve solicitar no campo de narradores a trama da missão. A Missão de Classe B é um pouco mais complicada e nela a vida do personagem pode até correr perigo. Também pode ser concluída em um post, mas com um mínimo de 1200 palavras.
Os critérios de avaliação são o número de palavras, a qualidade do texto, a qualidade da trama e o cumprimento do desafio proposto pelo narrador.
As Missões de Classe B podem receber as seguintes avaliações:
Inválida - Caso a Missão seja invalidada, o jogador não receberá o seu nível e nenhum bônus.
Válida - Caso a Missão seja validada, o jogador receberá 1 nível e 500 moedas de ouro.
Válida com Méritos - Caso a Missão receba méritos, o jogador receberá 2 de nível e 1000 moedas de ouro. Conseguir méritos numa missão depende de fatores como uma escrita altamente polida e uma trama muito bem desenvolvida.
- Missões de Classe A:
As Missões de Classe A são as mais complexas e desafiadoras. Nelas as habilidades e a integridade física do personagem são postas a prova a todo momento. Para desenvolvê-las, o jogador deve solicitar um narrador que o acompanhará por 3 posts de 1000 palavras. O Narrador definirá a trama inicial e, conforme o personagem desenvolve a história através dos posts, o narrador deve adicionar elementos e desafios, além de direcionar o jogador.
Os critérios de avaliação são o número de palavras, a qualidade do texto, a qualidade da trama e o cumprimento do desafio proposto pelo narrador.
As Missões de Classe A podem receber as seguintes avaliações:
Inválida - Caso a Missão seja invalidada, o jogador não receberá o seu nível e nenhum bônus.
Válida - Caso a Missão seja validada, o jogador receberá 1 nível e 1000 moedas de ouro.
Válida com Méritos - Caso a Missão receba méritos, o jogador receberá 2 de nível, 2000 moedas de ouro e algum tipo de item especial, definido pelo narrador. Conseguir méritos numa missão depende de fatores como uma escrita altamente polida e uma trama muito bem desenvolvida.
Os Treinamentos seguem uma lógica um pouco distinta. Em certos níveis o personagem recebe pontos de Status, os quais podem ser usados livremente. Entretanto, para que o Status possa evoluir, o jogador deve fazer um post de pelo menos 1000 palavras narrando como evoluiu aquele status. Os treinamentos podem ser validados ou invalidados. Caso o segundo caso aconteça, o jogador deve tentar mais uma vez. Apesar de os critérios de avaliação serem o número de palavras e a qualidade do texto, dificilmente um treinamento será invalidado.
Por fim, as Roleplays servem para desenvolver a história do personagem, sem o objetivo principal de evoluí-lo ou treiná-lo. De todas as categorias, o roleplay é o mais livre, mas ainda pode conceder alguns bônus, como itens especiais. Para tal, ela deve ter um mínimo de 1500 palavras e pode receber as seguintes avaliações:
Insuficiente - Apesar de ainda servir para desenvolver a trama da personagem, a Roleplay não teve qualidade o suficiente para garantir nenhum bônus.
Boa - A Roleplay está bem escrita e tem uma trama interessante. O personagem recebe um bônus de 700 moedas de ouro.
Excelente - A Roleplay está muito bem feita, com uma trama envolvente e com uma escrita polida. O personagem recebe um bônus de 1400 moedas de ouro e algum item especial à escolha do avaliador.
Além disso, é desnecessário dizer que uma Roleplay que altere significantemente toda a trama do RPG terá grandes chances de ser considerada inválida.
Evolução
A Evolução no RPG segue alguns pontos essenciais. Em primeiro lugar, o grau de poder dos personagens é medido por um sistema de níveis que varia de 1 até 30. Dos níveis 1 ao 10 estão as Classes C, como Guerreiros e Ladinos. Quando estes atingem o nível 10, tem a oportunidade de fazer uma Quest de mudança de Classe, passando para uma Classe B (como Monges ou Feiticeiros), cujos níveis variam de 11 até 20 e o mesmo vale quando chegam nesse ápice, podendo evoluir para uma Classe A (como Demonologistas ou Sicários), com níveis de 21 até 30.
Além disso, a cada nível o personagem recebe 1 ponto de habilidade, começando com um e podendo adquirir um total de 30 pontos com uma evolução total. Esses pontos são utilizados livremente para adquirir habilidades de acordo com cada classe.
Além dos níveis e pontos de habilidade, há também o sistema de pontos de Status. Os Status são Força, Agilidade, Vitalidade, Inteligência, Destreza e Sorte. Cada personagem começa sua ficha com 1 ponto em cada um de seus status e mais 6 pontos para distribuir livremente.
[01] Força
[01] Velocidade
[01] Vitalidade
[01] Inteligência
[01] Destreza
[01] Sorte
Com os 6 pontos para distribuir, um personagem inicial pode ter uma distribuição hipotética da seguinte maneira:
[03] Força
[02] Velocidade
[03] Vitalidade
[02] Inteligência
[01] Destreza
[01] Sorte
Além disso, em determinados níveis de personagem, 1 ponto de status é adquirido:
Nos níveis 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 23 e 27 os personagens recebem 1 nível de status que pode ser incorporado ao status que desejar, através de um treinamento, sempre respeitando o limite de no máximo 5 pontos por status (ou 6 caso o personagem tenha alguma vantagem específica).
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